![]() |
Foto de Dương Nhân no Pexels |
EdiSilva
A famosa erva de gato, nome científico Nepeta Cataria, é originária da Ásia Central e da Europa e pertencem à família dos conhecidos Alecrim, Orégano, Timo, Menta, Hortelã, Lavândula, Sálvia etc.
A planta é também conhecida como "catnip", seu nome em inglês. Ela exerce um efeito estimulante na maioria dos gatos, deixando-os excitados e, normalmente depois do efeito, em um estado de relaxamento.
Pode ser usada para casos de depressão e ansiedade felina, ajudando no adestramento e para adaptação dos animais a seus brinquedos. Caso o amiguinho esteja arranhando seus móveis, ela pode ser usada para incentivá-los a usar os arranhadores para isso. Aplique-a sobre o aparelho e o gato não resistirá. Não todos, pois os gatos mais velhos podem não reagir. Em geral os efeitos atingem aos gatos mais jovens e em idade de reprodução.
Nenhum estudo comprovou que a erva possa fazer mal aos gatos e também não provocam vício ou dependência. Mas o uso constante pode levar o animal a se "acostumar" com o odor, passando a não mais reagir a seus efeitos.
A duração dos efeitos da erva de gato é de poucos minutos e é normal que o gato durma após ser exposto à erva.
E o mais importante para quem não tem gato, mas está querendo correr ao pet shop para comprar erva de gato: ela não afeta humanos. Pode esquecer.
Ah, que peninha. Aliás, que pelinho.
ResponderExcluir